Instituto Jonia Ranali

Instituto Jonia Ranali
Instituto Jonia Ranali

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

# A IMPORTÃNCIA DA FAMÍLIA EM MOMENTOS DE CRISE E OU DOENÇA....

Chega a ser um clichê falar da importância da família em nossas vidas, mas como a maioria dos clichês, é pura verdade: sua família é quem você é.
Imaginemos um homem sempre saudável, ativo, e com uma profissão muito, muito promissora, que por um banal motivo foi parar em uma UTI.
Seu corpo agora esquálido, a nada reage, mas o cérebro guarda tudo o que acontece ao seu redor, e quando volta daquela interminável viagem, conta esses registros: "Minha esposa, quando fui internado, no primeiro dia passou toda a noite e a madrugada segurando minha mão para manter uma conexão que ela sabia ser vital para que eu atravessa-se tudo aquilo. Ao longo de minha vida, o relacionamento com a família - meus pais, irmãs e irmãos e depois minha esposa e filhos - tem sido a fonte primordial de minha estabilidade e força. É para a família que eu me volto quando preciso de apoio incondicional neste mundo que tantas vezes nos vira as costas. Foi por isso que me acostumei a contar tanto com a família. Para ser franco, nunca teria sido capaz de exercer minha profissão e ver as coisas que eu vi, sem o sólido suporte de amor e compreensão que a família me proporcionou.
Minha esposa, depois de consultar a família, decidiu em nome dessa, fazer-me uma promessa: que independentemente do que acontecesse dalí para a frente, sempre haveria alguém segurando a minha mão. Disse-me ela: "Não vamos deixar você partir; você precisa de uma âncora para mante-lo nesse mundo, e nós seremos essa âncora".
Depois de uma longa e trenebrosa tempestade dentro daquela UTI, eis-me de volta ao mundo, agora mais forte e corajoso do que nunca, e na hora de agradecer a Deus, minhas primeiras palavras foram: "Agradeço Senhor pela família que me destes". Depois continuei com meus agradecimentos..."

JONIA RANALI - psicanalisra, palestrante, docente em Psicanálise - Curso Livre de Formação em Psicanálise Online, escritora.

Um comentário: