Instituto Jonia Ranali

Instituto Jonia Ranali
Instituto Jonia Ranali

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Suas mãos

No século XV, numa aldeia perto de Nuremberg vivia uma família pobre com muitos filhos, e dois deles tinham o sonho de serem pintores, mas o pai não tinha condições de enviar os dois para a Academia de Pintura. Os irmãos resolveram tirar a sorte e o que perdesse pagaria os estudos ao outro com seu trabalho nas minas de carvão e depois o vencedor pagaria os estudos ao irmão com a venda de suas obras.
Albrecht ganhou e foi estudar pintura em Nuremberg. E, o outro ir...mão Albert, foi trabalhar nas minas de carvão, por quatro longos anos, e Albrecht saiu-se muito bem nos estudos e já ganhava com a venda de suas obras, e terminados os estudos voltou à sua aldeia, para agora pagar os estudos do irmão.
E, quando em uma reunião familiar isso foi anunciado, Albert, com os olhos cheios de lágrimas disse que era tarde para ele, pois os anos de trabalho na mina haviam destruído suas mãos: cada osso havia-se partido pelo menos uma vez e a artrite da mão direita não o deixava nem levantar o copo para ao irmão brindar, mas que estava feliz, pois suas mãos agora disformes tinham servido para cumprir o sonho do irmão.
Mais de 450 anos passaram-se e as obras de Albrecht Durer podem ser vistas nos museus do mundo inteiro, e para render homenagem às mãos maltratadas do irmão, as desenhou unidas e com os dedos apontando para o céu e essa obra chama-se "Mãos que oram".
E AS SUAS MÃOS? QUE OBRAS VOCÊ CONSTRÓI COM ELAS OU AS MESMAS SÓ DESTROEM?
MÃOS SÃO FEITAS PARA ACARICIAR, PARA ABENÇOR, PARA TRABALHAR, PARA FAZER O BEM.
NUNCA PASSE PERTO DE ALGUÉM QUE LHE É CARO SEM FAZER UM CARINHO NA CABEÇA, NOS OMBROS, ESTAR COM SUAS MÃOS MOSTRANDO SEMPRE O CAMINHO CERTO PARA AS PESSOAS, MÃOS SEMPRE ESTENDIDAS PARA FAZER O BEM, E QUE OS BONITOS GESTOS DE SUAS MÃOS SEJAM ACOMPANHADOS DE MELODIOSAS PALAVRAS DE AFETO, DE ELOGIO, DE INCENTIVO, DE AMOR.
CUMPRA COM A BONITA TAREFA PARA A QUAL SUAS MÃOS FORAM FEITAS.
E, OXALÁ ESTE ARTIGO LHE SIRVA PARA QUE QUANDO SE SENTIR DEMASIADO ORGULHOSO DO QUE FAZ E MUITO SEGURO DE SI MESMO, RECORDE QUE NA VIDA NINGUÉM TRIUNFA SOZINHO.
JONIA RANALI - Psicanalista, docente em Psicanálise, Palestrante, Escritora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário